Sistemas de tratamento aumentam índice de sustentabilidade em aeroporto
Para incrementar o índice de sustentabilidade de uma planta nova de um aeroporto, a aQuamec forneceu, em modalidade EPC, os sistemas de tratamento de água e de tratamento de efluentes. O fornecimento contemplou desde o projeto até o start-up, passando pela tecnologia aplicada, a construção e o comissionamento.
Sistema com processo MBBR para tratamento de efluentes
Os sistemas têm o conceito de unidades compactas utilizando tecnologias com o mais alto padrão de tratamento e automação, atendendo garantias operacional e de performance.
A unidade de tratamento de água, dedicada ao reaproveitamento de água pluvial para lavagem e irrigação, contempla filtração de areia e carvão com adição de cloro, conferindo desta forma a eliminação de patogênicos através de processo de desinfecção.
Unidade de tratamento de água pluvial para reúso em lavagem e irrigação
Para o sistema de tratamento de efluentes, com capacidade de 396 m³/dia, foi utilizado o processo MBBR (biofilmes), com injeção de produto químico para remoção de fósforo seguido de decantador lamelar e filtração final com filtro de areia. A definição do processo foi em função do corpo receptor, que demandava um efluente descartado de carga orgânica e nutrientes baixos e também o reúso no próprio site.
A exclusiva combinação de suportes plásticos para fixação de biofilmes do sistema permite a remoção rápida dos poluentes orgânicos e nutrientes como nitrogênio e fósforo através da alta taxa de biomassa formada com etapas óxicas e anóxicas, promovendo uma utilização otimizada da área de instalação, grande facilidade operacional e garantia de eficiência do tratamento.
O efluente tratado pode ser futuramente reutilizado para fins não potáveis, como torres de resfriamento, irrigação, lavado de piso e descarga de bacias sanitárias.
As etapas óxicas e anóxicas garantem alta performance de remoção de carga orgânica e nutrientes
As torres de resfriamento próximas à ETE são grandes candidatas ao reúso
“Entendemos que a aQuamec era o melhor custo e benefício para o projeto do aeroporto”, declara o diretor operacional da construtora responsável pelo empreendimento. “Escolhemos pela empresa devido à sua experiência no tratamento de efluentes, sua estrutura fabril voltada a garantir menores prazos no fornecimento e sua certificação ISO. Tivemos um grande desafio com o projeto em função do pequeno prazo de instalação dos sistemas ETE e ETA, porém a aQuamec se comprometeu com este projeto e nos atendeu dentro do prazo combinado, atendendo às nossas expectativas e às de nosso cliente”, completa.
Para atender em tempo recorde às necessidades de prazo de instalação e ocupação mínima de área, a ETE contou com inúmeras inovações, como os tanques montados com placas PRFV, processo pioneiro no Brasil para os volumes de tanques instalados, o que garantiu praticidade e rapidez na instalação.
Através de consórcios ou de forma direta, a aQuamec disponibiliza soluções integradas e sistemas completos para tratamento de água e efluentes municipais e industriais, com a máxima eficiência energética e operacional. Os sistemas convencionais ou compactos são fornecidos em modalidades como EPC, BOO e BOT, atendendo a diversos segmentos.
Envie suas dúvidas ou solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo.