Sistemas autônomos de contenção e recolhimento de óleo
A partir do momento em que o óleo é liberado no ambiente marinho, ele quase instantaneamente começa a se espalhar e a se fragmentar, cobrindo grandes áreas superficiais em um espaço de tempo muito curto. Este espalhamento, junto com os outros fatores ambientais, torna bastante desafiante uma operação bem-sucedida de contenção e recolhimento do óleo no mar, por conta da camada de óleo bastante fina e extensa.
Após o acidente do poço Macondo e outros, entendemos que, muito mais importante do que o comprimento ou o tamanho da barreira de contenção, ou a capacidade dos recolhedores de óleo, é a efetividade de performance dos equipamentos de resposta.
Neste sentido , foram desenvolvidas novas tecnologias baseadas em conceitos comprovados e testados por sua eficiência. Mais do que tamanho, estas tecnologias, conhecidas como SRS (Self-Sufficient Oil Recovery Systems) ou Sistemas Autônomos de Contenção e Recolhimento, têm por finalidade cumprir com o objetivo fim de toda operação de resposta: retirar o óleo da água no menor tempo possível. Estes sistemas têm como vantagem um menor tempo de lançamento e deslocamento para novas posições da mancha, com tempo excessivamente menor do que os equipamentos convencionais.
X-150
Vencedor do prêmio X-Prize - Concurso Wendy Schmidt Oil Cleanup como tecnologia mais eficiente para recolhimento de óleo em cenários offshore
Eficiência comprovada superior a 95% em testes realizados nas instalações da OHMSETT, instituição norte-americana dedicada a testes de equipamentos para resposta a vazamentos de óleo
Compacto e fácil de ser operado e transportado
Composto por recolhedor de óleo, cassete de lançamento, barreira de contenção inflável e seu carretel, BoomVane e unidade de energia
Integrado à barreira estão todos os mangotes de transferência e comandos hidráulicos, eliminando umbilicais externos e facilitando o lançamento do sistema
Sistema de lançamento independente (launching system), operado por controle remoto por um só operador
SIDE COLLECTOR
Permite uma busca ativa das manchas de óleo em altas velocidades de navegação (até 4 nós), conferindo à embarcação facilidade para manobras
Com a navegação e o direcionamento do óleo pela barreira, forma-se uma corrente que impulsiona o óleo superficial em direção ao recolhedor
Operação simples e intuitiva que requer mínimo treinamento técnico e uma equipe com poucos operadores
Lançamento rápido e seguro, podendo iniciar o recolhimento entre 15 e 20 minutos após a chegada à mancha de óleo
Composto por recolhedor de óleo de escovas oleofílicas, bomba de deslocamento positivo, braço rígido e barreira de varredura
Pode ser instalado em diversos tipos de embarcações, sendo novas ou já existentes
BARREIRAS DE CONTENÇÃO AUTÔNOMAS
Utilizadas por algumas das principais operadoras internacionais de óleo e gás
Excelente desempenho em águas rápidas, inclusive já testado pela aLBriggs em águas nacionais
Assim como equipamentos convencionais, também utilizam barreiras, mas em metragens menores, assistidas por âncora flutuante e aletas (parachute) para auxiliar na abertura da formação em uma operação com uma única embarcação
Recolhedor acoplado ao conjunto do equipamento desde seu lançamento à água ou mesmo já integrado à barreira
Tempo de lançamento de 15 a 55 minutos, dependendo da tecnologia escolhida
Os principais exemplos são MOS Sweeper, Desmi Speed Sweeper e Current Buster
VANTAGENS E BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS AUTÔNOMOS
Maior agilidade na resposta
Aumento de segurança operacional
Menor impacto ambiental
Diminuição dos custos operacionais, uma vez que a logística de barcos necessários para operação é otimizada no tempo de utilização e quantidade de recursos
Retirada do óleo da água no menor tempo possível, por conta da diminuição drástica do tempo de início das operações de recolhimento de óleo e eficiência das novas tecnologias de recolhimento
Diminuição dos impactos relacionados à permanência
do óleo em meio hídrico
Elimina a necessidade de embarcação de reboque / boom handler
Os equipamentos podem ser descontaminados sem interferir na disponibilidade ou substituição do recurso alocado na embarcação de resposta