Bombeamento de lodo assoreado em tanque de sedimentação
Uma concessionária de água e esgoto necessitava de uma solução para remoção do lodo seco do tanque de sedimentação de sua ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), e seu posterior bombeamento a uma distância de 850 metros.
Para atingir o sucesso nessa operação, foram realizadas duas etapas: a primeira consistiu em proporcionar mistura, condicionando o lodo através do jateamento de água, realizado por uma bomba submersível modelo HS150. Após esse processo, o lodo já condicionado foi bombeado dessa bomba para outra de modelo Seltorque S250T, que impulsionou esse lodo a 820 m, através de uma tubulação de aço de 200 mm.
O sistema instalado para essa solução contou com a tecnologia das bombas da empresa britânica Selwood, e foi provido de pontos de lavagem para permitir que a tubulação fosse lavada e limpa ao final de cada dia de trabalho.
A eficácia das bombas proporcionou a velocidade de bombeamento necessária para evitar que o lodo se assentasse na tubulação. Além disso, a Selwood realizou toda a gestão do projeto, fornecendo e instalando todos os equipamentos, proporcionando uma solução turn-key completa.
Bombas submersíveis Série HS: São capazes de tratalhar com altas ou baixas vazões, funcionam remotamente por unidade de força hidráulica (power pack). Ideais para efluentes contaminados com sólidos, como águas residuais e lodo, podem operar a seco por tempo indeterminado.
Bombas autoescorvantes Série S: Essas bombas são caracterizadas por terem a capacidade de manipular sólidos de até 100 mm, operando mesmo em difíceis condições. Ainda possuem selo mecânico banhado em óleo, o que permite que operem a seco por tempo indeterminado.
As empresas aLBriggs e aQuamec comercializam e operam as bombas Selwood há mais de 25 anos, sendo a aQuamec a responsável pelo centro de distribuição para toda a América Latina, oferecendo uma linha completa para demandas de transferência e bombeamento de água, efluentes, e outros fluidos de diversas viscosidades, nos setores de Saneamento, Óleo & Gás, Mineração, Construção Civil, entre outros.