Aeradores mecânicos: tipos, modelos e aplicações
Os aeradores mecânicos são utilizados na etapa de aeração do processo de tratamento de efluentes municipais e industriais. Estes equipamentos efetuam a homogeneização, através da propulsão mecânica do equipamento no tanque / lagoa, propiciando a mistura entre o oxigênio do ar atmosférico com o efluente, promovendo assim a condição necessária para uma remoção eficiente de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) e nutrientes.
Confira abaixo os principais tipos de aeradores, suas aplicações, vantagens, e também alguns dos modelos mais utilizados no Brasil.
Aerador Superficial Lento (fixo ou flutuante)
APLICAÇÕES
Tratamento biológico por lodos ativados
VANTAGENS
Agitação vigorosa
Maior transferência de oxigênio por kWh quando comparado com aeradores rápidos
Filstar Oxyrator AER-GD
Aerador Superficial Rápido (fixo ou flutuante)
APLICAÇÕES
Tratamento biológico por lodos ativados
Tanques de equalização para aplicações em que há necessidade de eliminação de odores (Aqua-Injet)
VANTAGENS
Mistura completa no tanque de aeração, alto rendimento, excelente performance e características construtivas que conferem alta durabilidade
Spray superficial mais plano e, portanto, mais longo, proporcionando um diâmetro maior de dispersão de oxigênio (AER-AS)
Aerador Submersível
APLICAÇÕES
Aeração em processo biológico
VANTAGENS
Possuem instalação simples e podem ser adaptados à maioria das configurações de tanques, não requerendo seu esvaziamento.
O modelo AER-SB/L está disponível com canais de difusão de ar, otimizando a eficiência de transferência de oxigênio em até 20%.
Aerador Hiperbólico
APLICAÇÕES
Lodos Ativados
Digestão aeróbica
Nitrificação / desnitrificação
SBR e reatores MBR
Pode ser aplicado em tanques com mais de 5 metros de profundidade
VANTAGENS
Com alta transferência de oxigênio e dispersão, fornece uma mistura intensiva e homogênea nos reatores biológico ou tanques de equalização, evitando "zonas mortas" e sedimentação de sólidos
Há uma série de questões a serem consideradas na escolha do equipamento, seja no momento do projeto ou na substituição de aeradores instalados. Segundo Miguel Pérez, da empresa Aqua Turbo, uma das maiores fabricantes internacionais de aeradores e misturadores, um dos pontos a serem observados é o formato do spray: quanto mais plano, mais paralelo em relação à água, mais eficiente será, devido à maior taxa de transferência de oxigênio.
No Brasil, os aeradores da Aqua Turbo são parcialmente fabricados no país por sua representante aQuamec, especialista em tratamento de água e efluentes que fornece uma linha completa de aeradores, além de soluções para todas as etapas de descontaminação e tratamento de águas e solos.