Aeração de efluentes com alta concentração de sólidos em suspensão
Na fase de instalação de uma nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no interior de São Paulo, uma concessionária de água e esgoto necessitava de equipamentos para seu sistema de aeração.
Após análise de diversos requisitos técnicos, optou-se pelo aerador mecânico submersível, da empresa Aqua Turbo, representada no Brasil pela aQuamec.
Com instalação simples, esse aerador submersível possui excelente transferência de oxigênio e alto poder de mistura em efluentes com concentração de sólidos em suspensão de moderada à alta, podendo ser adaptado à maioria das configurações de tanques. Construído com material padrão AISI 304L (outras opções sob consulta), está disponível em dois modelos:
AER-SB, sem canais de difusão de ar, indicado para tanques menores
AER-SB/L, dotado de canais de difusão de ar que elevam a taxa de transferência de oxigênio do equipamento
Uma grande vantagem desse aerador, é que não requer o esvaziamento do tanque, seja para instalação ou manutenção, evitando assim, paradas na operação.
Com um um amplo portfólio de soluções e equipamentos para todas as etapas do tratamento de água, efluentes municipais e industriais, e reúso, a aQuamec oferece uma linha completa para sistemas de aeração, incluindo o aerador mecânico submersível e outros modelos de aeradores mecânicos e difusores de ar.
Veja o aerador em funcionamento neste vídeo: