Praticidade e redução de custos com a desidratação do lodo
Nem todas as unidades de tratamento de esgoto possuem sistemas próprios de desidratação de lodos, especialmente as plantas que adotam lagoas como processo para depuração. A questão é que, com o passar do tempo, as lagoas saturam e devem ser limpas, pois acabam por perder capacidade e eficácia.
Os meios convencionais são a simples dragagem e encaminhamento do lodo líquido para ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) ou aterros, algo que é extremamente custoso.
Uma novidade entre os equipamentos para desidratação de lodo é o MDU - Unidade Móvel
de Desidratação, da empresa francesa EMO e distribuído no Brasil com exclusividade
pela aQuamec.
O MDU está disponível para venda ou locação, modalidade que tem como vantagem a diminuição do downtime, redução dos custos operacionais e ausência dos custos de manutenção.
A locação é muito indicada para empresas que possuem uma ou algumas lagoas e necessitam
do serviço esporadicamente. Já a venda é viável para empresas de saneamento públicas ou privadas que possuem vários sistemas de tratamento de esgoto isolados e podem utilizar um MDU de forma programada em cada uma das unidades, já que o MDU é um sistema de desidratação de lodo móvel e pode ser transferido para a próxima planta que tiver necessidade, em uma espécie de rodízio.
Cada unidade do MDU é composta por:
Sistema de preparo e dosagem de polímero
Mesa adensadora; e
Prensa desaguadora
A aQuamec também disponibiliza uma série de outros equipamentos para locação, como motobombas de transferência, sistemas móveis para tratamento de água, sistema de elevação a vácuo, unidade compacta para tratamento de chorume por osmose reversa, e outros.