top of page

Recolhedores de óleo – Princípios de Operação


Nas operações de resposta a derramamentos de hidrocarbonetos em água, os equipamentos destinados a fazer a remoção do óleo confinado nas barreiras de contenção são comumente chamados de recolhedores ou skimmers. A palavra inglesa é utilizada para definir os aparelhos desenvolvidos para efetuar a remoção mecânica de petróleo ou derivados, derramados em diversos ambientes, como superfície do mar, rios e até mesmo em áreas terrestres, com auxílio de um dispositivo captador e um sistema de bombeio que faz a transferência do produto para o local de armazenamento.

A seleção de um skimmer passa pela análise de vários fatores. Os mais importantes são a viscosidade e densidade do óleo, considerando que tais propriedades químicas variam consideravelmente quando sob ação direta dos processos de intemperismo e de emulsificação, que se iniciam imediatamente a partir do instante em que o óleo é derramado sobre a superfície do mar. Outros fatores não relacionados às características do produto derramado também determinantes para a eficiência das operações de recolhimento são o estado de mar e a presença de resíduos.

De uma forma geral, os recolhedores são classificados de acordo com a sua maneira operacional de retirar o óleo derramado e podem ser classificados como oleofílicos e não oleofílicos, ou seja, os conjuntos oleofílicos funcionam a partir da adesão do óleo à uma superfície recolhedora e os conjuntos não oleofílicos ou vertedouros se servem da força de gravidade para recolher o produto derramado.

A tabela abaixo (adaptada de ITOPF, 2014) procura sintetizar os principais tipos de recolhedores, suas aplicações e limitações de uso.

Para mais informações sobre recolhedores de óleo e demais produtos oferecidos pela Alpina, entre em contato com nosso Departamento Comercial: ambiental@alpina.com.br

* Trecho de artigo escrito por Dante Pozzi Neto, Roberto Giannini, Osvaldo Henrique Nogueira Junior

Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.

Posts Recentes
Veja também:

AQUAMEC | EQUIPAMENTOS E SISTEMAS PARA SANEAMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES

contato@aquamecbrasil.com.br


Fábrica: Av. Tiradentes, 2620 • 13309-640 • Itu • SP • Tel: +55 11 4025-6820


© 2024 aQuamec - Todos os direitos reservados

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page