Comprometimento com a comunidade e o meio ambiente
Ele se considera um progressista que não tem medo de desafios. À frente da Stolthaven Santos, líder mundial em armazenagem de líquidos, Mike Sealy abriu as portas de seu escritório para falar sobre o crescimento da cidade santista, infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade.
Alpina em Ação: Com a expansão portuária e a recente atividade petrolífera na cidade de Santos (SP), a circulação dentro dos terminais tende a aumentar. Como o senhor enxerga estas mudanças?
Mike Sealy: Nós temos de olhar dois cenários: separar o que é pré-sal, voltado à atividade das petroleiras, envolvendo prospecção produção e estocagem de petróleo, e o que é a atividade envolvendo substâncias químicas. Sabemos que, com esta demanda, o nosso trabalho aumenta e os riscos acabam sendo maiores. Santos vai ser uma área fundamental para a Bacia de Santos, e eu acredito que esta atividade deve estar ativa e em condições de responder ao mercado em 2014 e 2015.
Será muito importante a parceria e o treinamento constante para atender a estas atividades. No caso dos produtos químicos, a atuação no combate de vazamento deve ser atacada e contida muito rapidamente, e aqueles que são especialistas entendem que é mais fácil dominar uma mancha de petróleo do que uma mancha de produtos químicos, isto porque o químico é muito dispersivo, volátil e bem mais inflamável. Devemos estar preparados para isso.
O outro ponto além da questão da infraestrutura portuária é a nossa grande preocupação com a quantidade de pessoas que devem vir trabalhar na região.
Então, eu me pergunto: a cidade está preparada? Clinicamente, existem leitos suficientes para estas emergências nos hospitais? E a minha outra grande preocupação é: existirá um número adequado de Centros Clínicos Modernos, equipados e aparelhados para estas emergências com queimaduras? Porque tanto na atividade petroleira quanto na atividade de líquidos químicos a granéis, o risco de incêndio é grande. Aqueles que estão atuando em emergência estão ali totalmente expostos a um acidente com queimaduras. Por isso, há a necessidade de especialista, médicos, transportes adequados e rápidos das Plataformas e Terminais aos Centros de Queimados que deverão, sem dúvida, serem ampliados em nossa região.
O combate a vazamento deve ser feito muito rapidamente, para evitar impactos ambientais com risco à comunidade.
Alpina em Ação: A Stolthaven Santos está preparada para esse crescimento?
M.S.: A Stolthaven é uma empresa com 89 tanques e capacidade para 133.725m3, com estrutura de armazenamento para os mais variados produtos, como matéria-prima orgânica, derivados de petróleo, ácidos, graxas, óleos lubrificantes e vegetais, gordura animal, etanol, metanol e muitos outros. Nosso objetivo é alcançar, em 2014, 150.025 m3. A nossa meta é alcançarmos, até 2017, um total de 200.825 m3. Preocupamos-nos também com toda questão de segurança do trabalho.
Alpina em Ação: Como a empresa está ligada às questões de sustentabilidade?
M.S.: É impossível falar de Stolthaven sem mencionar nosso compromisso com a sustentabilidade. As atividades operacionais desenvolvidas diariamente são monitoradas pela equipe técnica do departamento de Meio Ambiente que envolvem o estudo e a aplicação de conceitos e tecnologias focadas na sustentabilidade, visando à melhoria do desempenho ambiental na aplicação dos treinamentos de capacitação e conscientização ambiental, no gerenciamento dos requisitos legais ambientais aplicáveis às atividades do terminal, dos resíduos sólidos e líquidos gerados, do sistema de tratamento de águas residuais, da drenagem de águas pluviais, das emissões atmosféricas, das amostras de produtos movimentados, das análises laboratoriais ambientais e da qualidade de produtos.
As atividades desenvolvidas envolvem o estudo e a aplicação de conceitos focados na sustentabilidade.
Alpina em Ação: Com relação às questões sociais, qual a posição da empresa?
M.S.: A Stolthaven, além de priorizar a educação dos colaboradores, também tem uma preocupação muito grande com a comunidade, e por isso faz parcerias com escolas e colégios na área da Alemoa, como o Sesc e o Senac da Zona Noroeste. Desenvolvemos e investimos muito na conscientização da preservação do meio ambiente, não só com nossos funcionários, mas junto aos seus familiares. É fundamental para a Stolthaven manter esta relação com seus colaboradores, por ser uma empresa socialmente correta e focada e compromissada a investir muito em meio ambiente e no social.
*A Stolthaven é uma das empresas associadas à ABTL (Associação Brasileira de Terminais de Líquidos), atendida pela Alpina por meio do PCDT – Plano de Contingência de Derrame Terrestre e PCDM – Plano de Contingência de Derrame Marítimo.
Proibida a reprodução parcial ou total deste conteúdo.