Produção de água potável em ambientes offshore e portuários
Um dos maiores desafios atuais das empresas do segmento petrolífero tem sido lidar com o impacto da constante desvalorização do barril de petróleo nos últimos anos. Além disso, a exploração offshore (em alto mar) por natureza demanda altos custos logísticos, pois é necessário transportar da costa todo e qualquer insumo e/ou recurso, referentes às atividades de exploração/produção do petróleo e para operação da plataforma, desde equipamentos, peças, pessoas e principalmente suprimentos, como por exemplo, água para uso e consumo da tripulação.
Neste contexto, foram afetadas não só as atividades de produção e exploração, mas também toda a cadeia de fornecimento do setor, como empresas de navegação, apoio marítimo e prestadoras de serviços. Os portos, por exemplo, têm vivenciado queda na movimentação de granéis líquidos e atracação de navios.
Uma alternativa eficaz e sustentável para ajudar na redução dos custos das operações offshore é a produção de água doce e de água potável a partir da água do mar através do processo de dessalinização, que consiste em um conjunto de processos para a retirada de sais e minerais da água. Inclusive, esse processo também é ideal para as afretadoras de embarcações e para os portos e terminais (principalmente os que não contam com infraestrutura de abastecimento municipal de água), que poderão utilizar essa técnica para suprir as necessidades de consumo em suas instalações.
Atualmente existem tecnologias e equipamentos eficientes para esse processo, que são capazes de purificar e tratar a água de modo a deixá-la apta ao reuso ou consumo humano. O nível de filtração da água tratada e a melhor solução indicada devem ser definidos através de uma prévia análise da qualidade e nível de sais e organismos presentes nessa água, que podem variar conforme a região; além disso, deve-se considerar qual a finalidade de uso para que se estabeleça o projeto ideal para cada aplicação.
Essas tecnologias contam ainda com a vantagem de serem disponibilizadas em sistemas móveis projetados de acordo com a capacidade de produção desejada, possibilitando acesso à água potável até em ambientes remotos e de difícil acesso, e situações temporárias ou emergenciais.
Para a dessalinização da água utiliza-se a técnica de Osmose Reversa, que ocorre através de um processo no qual é exercida uma grande pressão na solução a ser tratada, fazendo-a passar por membranas de porosidade de 10⁻⁴ a 10⁻³ micrômetros, de modo a separar a água dos sais, minerais e micro-organismos, tornando-a ultrapura. Esse processo não é somente uma excelente opção para compor sistemas de tratamento de água em ambientes offshore e ambientes portuários, como também para navios de cruzeiros ou processos industriais que necessitem de remoção de sais e minerais da água.
A aLBriggs e aQuamec dispõem de tecnologias internacionais, com cases de aplicação em diversos países, e sistemas que se adaptam às necessidades locais para sistemas de produção de água potável e dessalinização.
Vodaflo® - Sistema Conteinerizado para purificação da água
Ideal para produção de água potável em ambiente offshore (dessalinização)
Sistemas de OR (Osmose Reversa) feitos sob medida
Soluções montadas em contêineres
Automação inteligente e acesso remoto
Processo livre de cloro
Mais de 150 referências de plantas móveis instaladas ao redor do mundo.
Solução conteinerizada
Capaz de separar sólidos orgânicos e inorgânicos do líquido
Alta taxa de recuperação e água pura, de até 97% de eficiência
Podem fornecer de 10 a 320 m³/h, podendo ser moduladas para alcançar capacidades maiores
Sistema de monitoramento da operação e da garantia do alto padrão da água filtrada
Eficaz também para o tratamento municipal
Boa alternativa para o pré-tratamento em processos de osmose reversa para água do mar (dessalinização)
Reciclagem e reutilização da água
Água de mineração e de processo
Para mais informações sobre tecnologias e equipamentos para Indústria de Petróleo, Navegação e Portos e Terminais, entre em contato com nossa equipe técnico-comercial: contato@albriggs.com.br